Estudo bíblico: Paulo em Malta - E quando tudo dá errado? Adoração ou Reclamação?


Atos 28:1-6

 E quando tudo dá errado?

Todos nós já tivemos um dia ruim, no qual, tudo que fizemos não sai como planejado. O Senhor ministrou essa palavra no meu coração em um dia que eu passei na prática por isso. Em um dia como qualquer outro, precisei resolver uns problemas financeiros, mas quando cheguei no local estavam errados os documentos. Ao sair de lá perdi o meu primeiro ônibus, sendo obrigada a esperar uns 30 minutos, no segundo ônibus já cansada, tirei um breve cochilo, contudo acordei com meus pés molhados, de um liquido que em segundos percebi ser VÔMITO, do passageiro sentado à minha frente. Para piorar a situação, eu estava de vestido longo e sandálias, que ficaram complementes sujos. 

Piorando ainda mais, eu estava longe do meu ponto de destino, obrigando-me a fazer todo o trajeto suja de vômito e envergonhada. Desci a uns minutos de casa, mas para minha surpresa começou um enorme tempestade, piorando ainda mais o que era ruim, pois estava sem guarda-chuva, e ainda uso óculos para miopia e não enxergo sem eles e também devido a tempestade, não conseguia enxergar, pois a chuva embaçava meus óculos.

No auge da minha raiva eu disse: Que ódio! Isso só acontece comigo. Era melhor nem ter acordado hoje. Mas no momento da minha ignorância Jesus me falou "Quando tudo dá errado, qual é a sua reação? Adoração ou murmuração? Clama ou reclama?"

Naquele momento minha ficha caiu e me lembrei da história de Paulo em Malta, pois semelhantemente a mim e a você, ele também passou por um dia ruim.

  1. Naufrágio: Paulo estava preso e tinha conquistado sua liberdade, dado a isso, estava indo para Roma. Contudo, no caminho tendo navegado por vários dias com ventos contrários, ele sofreu um grande naufrágio.
  2. Ilha de bárbaros: Todos sobrevivem ao incidente, mas eles são recebidos por bárbaros, que embora eles tenham os temido no principio, foram hospitaleiros e cederam uma fogueira para aquece-los por causa do frio e da chuva.
    "E os bárbaros usaram conosco de não pouca humanidade; porque, acendendo uma grande fogueira, nos recolheram a todos por causa da chuva que caía, e por causa do frio." Atos 28:2
  3. Picada de uma cobra: Piorando a situação de Paulo, neste momento ele foi picado por uma cobra.  

"E, havendo Paulo ajuntado uma quantidade de vides, e pondo-as no fogo, uma víbora, fugindo do calor, lhe acometeu a mão. "Atos 28:3

4.Críticas e julgamentos:  Piorando ainda mais o dia de Paulo, ele foi criticado e julgado como um assassino que recebia um castigo de Deus por ter sido picado por uma cobra.

 

"E os bárbaros, vendo-lhe a víbora pendurada na mão, diziam uns aos outros: Certamente este homem é homicida, visto como, escapando do mar, a justiça não o deixa viver." Atos 28:4 

Como podemos ver o dia de Paulo foi muito difícil, ele passou por situação de quase morte por duas vezes, foi julgado, passou frio, pegou chuva forte. Mas através desses momentos ele honrou a fé e a Deus, por isso devemos aprender alguns pontos com ele:

1°) Reação as provações 

Quando os problemas chegam, nossa reação natural é reclamar, lamentar e perguntar "Por que eu, Senhor?"

Ficamos desanimados quando tudo diz que não, ao invés de orar e clamar por respostas do Senhor, seguimos a carnalidade e RECLAMAMOS. Realizando o maior erro de todos, pois não profetizamos, amaldiçoamos.

"Mas agora vos admoesto a que tenhais bom ânimo, porque não se perderá a vida de nenhum de vós, mas somente o navio. Porque esta mesma noite o anjo de Deus, de quem eu sou, e a quem sirvo, esteve comigo." Atos 27:22,23

Paulo teve uma atitude diferente, pois não reclamou, desanimou ou ficou desesperado. No momento mais difícil, ajudou outras pessoas, pois teve fé que Deus o livraria.

Mesmo em meio as adversidades, descansou na verdade que Jesus estava com ele. Guarde isso em seu coração: Se Deus está com você, irmão. Ele cuida, te guarda e te protege, ninguém te ama mais que o Senhor.

Quando você entende essa verdade, mesmo nos dias mais tortuosos, a paz está na sua vida e você é capaz ainda de ajudar outras pessoas.

2°) Entender que Deus tem um propósito em todas as coisas, embora não entendamos agora

"Dizendo: Paulo, não temas; importa que sejas apresentado a César, e eis que Deus te deu todos quantos navegam contigo. Portanto, ó senhores, tende bom ânimo; porque creio em Deus, que há de acontecer assim como a mim me foi dito." Atos 27:24,25,

Nesta parte da história, Paulo acalma seus companheiros afirmando que Deus tinha um propósito em leva-los para a Ilha, portanto tudo daria certo no final, isso é, eles chegariam ao destino.

Da mesma forma acontece conosco. Nos problemas que você tem passado, Jesus manifesta a glória. O deserto não é seu cemitério, é o lugar desenhado para te aperfeiçoar e te preparar para os sonhos que o Pai te prometeu.

Cada luta, cada adversidade e problema que está presente na sua trajetória é para seu bem! Lembre-se do exemplo das vacina, inicialmente doí aquela "picadinha", mas a longo prazo te protege e te da vida.



3°) O que era morte se transforma em vida. Onde era maldição vira bençãos sem medida.

"Mas, sacudindo ele a víbora no fogo, não sofreu nenhum mal. E eles esperavam que viesse a inchar ou a cair morto de repente; mas tendo esperado já muito, e vendo que nenhum incômodo lhe sobrevinha, mudando de parecer, diziam que era um deus. E ali, próximo daquele lugar, havia umas herdades que pertenciam ao principal da ilha, por nome Públio, o qual nos recebeu e hospedou benignamente por três dias. E aconteceu estar de cama enfermo de febre e disenteria o pai de Públio, que Paulo foi ver, e, havendo orado, pôs as mãos sobre ele, e o curou. Feito, pois, isto, vieram também ter com ele os demais que na ilha tinham enfermidades, e sararam. " Atos 28:5-9

Teve naufrágio, MAS todos foram salvos.

Teve picada de víbora, MAS não ocorreu nenhum mal

Teve julgamentos, MAS todos viram que Deus era com eles.

Em Atos 28:6, vimos que Paulo passou de homicida para parecido com Deus. Graças a isso, ele pode anunciar o evangelho aos bárbaros.

Entenda, suas feridas te dão autoridade para curar. No local onde você é mais ferido, é o mesmo que Jesus utiliza para te levantar e sarar nações. Pelas as lutas e adversidades que Paulo passou, ele pode manifestar o reino.(Atos 28:9).

4°) Maldição transformada em bençãos

Atos 28:10

Se Deus disse que vai dar certo, vai acontecer. Contudo, não significa que será fácil. Muitas vezes dar errado é a melhor coisa que poderia te acontecer, pois Deus vê seu futuro.

Se tudo fugir do seu controle, não murmure, AGRADEÇA. Porque significa que agora está inteiramente nas mãos do Pai.

Vale a pena passar pelo o que você tem passado. A honra não virá dos bárbaros, mas do próprio Deus.

Deserto precede Terra prometida; Creia nisso e descanse na certeza que Ele cuida de você,


  

Comentários

Postagens mais visitadas